Especialidades
Transtorno Depressivo
A depressão é uma doença comum. Acomete 322 milhões de pessoas no mundo todo e é a doença que mais causa incapacidade de trabalho segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Afeta 10 a 15% da população ao ano. Os sintomas depressivos podem ser psíquicos e/ou físicos. Dentre os sintomas psíquicos destacam-se humor deprimido, choro fácil, perda de prazer, perda de motivação, baixa autoestima, culpa, indecisão, pessimismo, desesperança, irritabilidade, ansiedade, inquietação ou agitação. Já os sintomas físicos são caracterizados por falta de energia, cansaço, aumento ou perda do apetite, insônia ou hipersônia, dores em geral, tensão muscular, alterações na memória e concentração. Como resultado desses sintomas a pessoa passa a ter um desinteresse por atividades sociais e trabalho o que gera redução da produtividade e isolamento social. Assim, a depressão não é apenas um estado de tristeza, um sentimento absolutamente normal em determinadas situações, mas um conjunto de sintomas que atrapalham a vida cotidiana. O fundamental é entender que a depressão é uma doença e não uma escolha; também não acontece porque a pessoa é “fraca “ ou “preguiçosa”. O primeiro passo é a aceitação da doença que leva à procura por ajuda. Por ser uma doença é preciso que haja um diagnóstico feito por um médico e um tratamento adequado que na maioria das vezes inclui medicação e psicoterapia. Cada pessoa deve ser avaliada e um tratamento individual deve ser prescrito de acordo com as necessidades próprias. É importante nesse momento de sofrimento observar que há a oportunidade da melhora, da transformação. Carl Gustav Jung disse “Eu não sou o que me acontece, eu sou o que escolho me tornar’. Vamos escolher nos tonarmos mais felizes e saudáveis!
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
A ansiedade é um mal estar físico e psíquico que pode ser normal ou patológico. É natural nos sentirmos ansiosos em algumas situações como entrevista de emprego ou um primeiro encontro mas essa sensação não pode ser exagerada, causar grande desconforto e perdurar por muito tempo. Já quando a ansiedade causar sofrimento e prejuízo social, dizemos que é patológica e precisa de tratamento. Alguns sintomas podem indicar que a pessoa esteja sofrendo o distúrbio: ansiedade excessiva e preocupação ocorrendo em mais da metade dos dias por pelo menos 6 meses, dificuldade em controlar essa preocupação, inquietação, tensão, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, alteração do sono. A ansiedade, quando patológica, possui tratamento e a prescrição medicamentosa e o acompanhamento psicológico adequado trazem um enorme alívio e na maioria das vezes a remissão dos sintomas.
Síndrome do pânico
O paciente acometido pela síndrome do pânico vivencia ataques de pânico recorrentes e inesperados que são caracterizados por taquicardia, sudorese, tremores, respiração curta ou sensação de sufocamento, dor ou aperto no peito, náuseas, sensação de tontura ou desmaio, ondas de frios ou de calor, medo de morrer e medo de perder o controle. Esse diagnóstico pode ser difícil de ser feito pois apresenta muitos sintomas físicos e normalmente o paciente procura um clínico geral ou um cardiologista que solicita exames clínicos que estão dentro da normalidade. O paciente acha que não tem “nada “ quando na realidade tem sim uma doença muito incapacitante mas que é passível de tratamento.
Transtorno Afetivo Bipolar( TAB)
O TAB é caracterizado por episódios de mania (exaltação do humor ou humor eufórico) que se alternam com humor deprimido e períodos de normalidade. Essa descrição pode levar muitas pessoas não especializadas a fazerem o diagnóstico incorreto porque no dia a dia é muito comum o nosso humor alterar; as vezes estamos mais tristes e as vezes mais felizes e na maioria das vezes isso é completamente normal. No entanto, o diagnóstico da doença leva em consideração não apenas a alteração do humor mas muitos outros sintomas. Na fase maníaca o paciente apresenta aceleração do pensamento, impulsividade, irritabilidade, diminuição da necessidade de sono, pode ter aumento da necessidade de sexo, fazer gastos excessivos e consumir mais álcool e drogas. O TAB é uma condição que quando diagnosticada corretamente e tratada melhora muito a qualidade de vida do paciente.
Psicoterapia
A psicoterapia, ou a terapia, é um conjunto de técnicas, conhecimentos e práticas utilizadas para autoconhecimento, evolução pessoal e alívio de sentimentos como tristeza, angústia, insatisfação. É uma ferramenta para o bem estar mental. Com a ajuda do terapeuta é possível identificar as causas dos sofrimentos, aprender a evitar os desnecessários e a lidar com os inevitáveis. É importante perceber qual abordagem terapêutica é mais adequada para cada um. Para Jung “As psicoterapias e as análises são tão diversas quanto os indivíduos. Uma solução falsa pra mim pode ser justamente a verdadeira para outra pessoa.